Foto: Domínio Público
O papa Francisco acaba de anunciar as datas das tão esperadas canonizações de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, dois jovens que têm inspirado gerações e que agora estarão oficialmente entre os santos da Igreja Católica!
Segundo o anúncio feito nesta quarta-feira (20), Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu dos Adolescentes, em Roma, de 25 a 27 de abril de 2025. O momento principal será no domingo, dia 27 de abril, às 10h30, na icônica Praça de São Pedro, conforme detalhou dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis. Já Pier Giorgio Frassati será elevado aos altares durante o Jubileu da Juventude, marcado para acontecer entre 28 de julho e 3 de agosto de 2025.
Dois jovens, dois exemplos de santidade!
A ansiedade pela canonização de Carlo Acutis tomou conta dos fiéis desde que o papa Francisco reconheceu o milagre atribuído à sua intercessão: a cura milagrosa de Valeria Valverde, uma jovem costarriquenha de 21 anos, após um grave acidente de bicicleta. Carlo, conhecido como o “influenciador de Deus”, usava a tecnologia para evangelizar e mostrar ao mundo a beleza da Eucaristia. Seu estilo simples — de calça jeans e tênis — e sua profunda fé conquistaram os jovens.
Falecido em 2006, aos 15 anos, devido à leucemia, Carlo Acutis foi declarado venerável em 2018 e beato em 2020. Seu amor por São Francisco de Assis o levou a ser enterrado na cidade italiana homônima, onde sua vida continua a inspirar multidões.
Por outro lado, Pier Giorgio Frassati, chamado por muitos de “o santo padroeiro dos montanhistas”, será canonizado no mesmo espírito de alegria juvenil. Esse jovem italiano, falecido aos 24 anos em 1925, deixou um exemplo de santidade simples e acessível. A sua paixão pelo alpinismo e sua dedicação às obras de caridade fizeram dele um verdadeiro modelo para os jovens de sua geração — e para as futuras.
O milagre que abriu as portas de sua canonização foi a cura inexplicável de Kevin Becker, um estudante norte-americano que sofreu uma grave lesão na cabeça. Declarado beato em 1990 por São João Paulo II, Pier Giorgio simboliza a busca pelas “alturas” da fé, literal e espiritualmente.
Essas canonizações, que prometem marcar os jubileus de 2025, mostram como a santidade é acessível para os jovens de qualquer geração. Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati são o reflexo de que é possível ser moderno e, ao mesmo tempo, profundamente comprometido com os valores do catolicismo.
Com informações de ACIDigital.
Conteúdo produzido com auxílio de IA.