
Agência lança e-book gratuito sobre Planejamento de Marketing para Campanha Eleitoral.
O documento elaborado pela Agência Yellowfant poderá ser baixado gratuitamente na página campanhaplanejada.com.br
Para facilitar o trabalho do profissional de marketing e dos pré-candidatos às eleições deste ano, a Agência Yellowfant criou o material didático de fácil compreensão que esclarece e desmistifica o planejamento de uma campanha política eleitoral. O e-book Campanha Planejada é inteiramente gratuito e pode ser baixado no site campanhaplanejada.com.br
O material traz um apanhado geral sobre o que é fundamental ter planejado para uma boa campanha eleitoral. Desde calendário eleitoral, a informações importantes de pré-campanha, oportunidades, obstáculos, bandeiras eleitorais, storytelling, análise de swot, diagnósticos, entre outros.
“No processo eleitoral sai vencedor aquele que menos erra. E para que o candidato evite ao máximo cair em ciladas, no que diz respeito a comunicação, se faz necessário um bom planejamento de campanha” disse Paulo Maneira, estrategista com experiência em dezenas de campanhas eleitorais e um dos autores do e-book Campanha Planejada.
“Normalmente, o marketing não é o forte dos candidatos que acabam deixando o planejamento da campanha para o período de propaganda eleitoral. Perde-se muito tempo cometendo erros de comunicação que poderiam ter sido evitados se entendessem a grandeza e a importância de um planejamento”, explica a diretora da Yellowfant e também autora do e-book Ane Gordiano.
Os autores indicam a leitura aos profissionais que atuam no marketing político e trabalharão com campanha eleitoral em 2022, bem como aos pré-candidatos que desejarem entender mais sobre o marketing de suas campanhas.
A Yellowfant
A agência YellowFant carrega a experiência de seus sócios Paulo Maneira e Ane Gordiano no Marketing Político e em Campanhas Eleitorais ao longo dos seus quase 10 anos de existência.
Ane é publicitária, especialista em Marketing Digital e trabalha com campanhas eleitorais desde 2014. Como analista de mídias sociais atuou em duas campanhas para governo do estado e coordenou equipes de comunicação em pleitos para governo municipal, legislativo estadual e federal. Desde 2018, aplica tráfego pago em campanhas eleitorais. São 8 anos de experiência em marketing político e mais de 10 campanhas eleitorais já trabalhadas.
Com gestão pública trabalhou com comunicação em prefeituras da Bahia. Como diretora de Marketing da YellowFANT Comunicação Digital planejou e executou comunicação no legislativo em mandatos estaduais pela Assembleia Legislativa da Bahia e municipais, atendendo a vereadores do Estado.
Paulo Maneira é jornalista, profissional da área de gestão de comunicação e mídias sociais. Mescla experiências no setor público e privado. Antes de se tornar CEO da YellowFANT Comunicação Digital, trabalhou em diversas esferas da gestão pública, a exemplo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) e em diversas prefeituras. Tendo em várias delas estado à frente da comunicação.
Em Marketing Político implementa estratégias desde a campanha municipal em 2008. Atualmente, contabiliza a participação de 20 campanhas eleitorais, tendo coordenado 12 delas. Além da atuação em pleitos, é consultor político de clientes no legislativo estadual e municipal. Contribui ainda como articulador em negociações partidárias e governamentais.