Foto: Reprodução
Uma confusão marcou a sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na tarde desta terça-feira (18). O deputado estadual Diego Castro (PL) foi agredido pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) ao sofrer um empurrão.
O tumulto teve início durante o comentário da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) sobre o Projeto de Lei nº 1.904/2023, conhecido popularmente como o PL do Aborto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Durante sua fala, Olívia chegou a associar o bolsonarismo com o estupro, gerando reações imediatas no plenário.
Em resposta, Diego Castro solicitou ao presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que a declaração de Olívia fosse retirada das notas taquigráficas. O pedido desencadeou uma acalorada discussão entre os parlamentares. No decorrer da discussão, Marcelino Galo empurrou Diego Castro, elevando ainda mais a tensão no plenário.
“É dessa forma que o Partido dos Trabalhadores fala em democracia, partindo para agressão física”, declarou Diego Castro. O parlamentar garantiu que irá “estudar as medidas que serão tomadas” e prometeu acionar o Conselho de Ética da AL-BA.