Foto: Reprodução
Unidade destinada ao tratamento de pacientes com câncer foi inaugurada desde maio de 2022, mas continua sem funcionar. Parlamentar acusa governo do estado de “inauguração de fachada”
Em mais uma visita ao município de Barreiras, oeste da Bahia, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) voltou a denunciar que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Barreiras, anexo ao Hospital do Oeste, que foi inaugurada no mês de maio de 2022 pelo Governo do Estado, continua sem funcionamento. Ao tentar acessar ao local para fiscalizar a situação, o parlamentar foi impedido e precisou pular o muro da unidade para cumprir o seu papel como legislador.
“Chegamos ao local, nos apresentamos como parlamentar, solicitamos o acesso à gestão da Unacon, e nos foi negada. A partir da negativa, acionamos a Polícia Militar para que o nosso direito de fiscalização fosse protegido. No entanto, mesmo com a polícia, os responsáveis pelo equipamento público continuaram negando acesso, afirmando que precisariam de autorização da Sesab para que eu pudessem adentrar à Unidade”, disse Leandro.
O parlamentar afirmou que esperou por três horas resposta da Secretaria Estadual de Saúde para entrar na UNACON, mas não teve retorno. Com as negativas, o deputado precisou pular o muro da Unidade para poder fiscalizar a situação do equipamento que já vai para dois anos sem funcionamento mesmo sendo inaugurado no Governo Rui Costa (PT).
“O Governo do PT na Bahia não tem pena das pessoas que sofrem com câncer. Aqueles precisam do serviço de radiologia precisam se deslocar até Salvador, ou seja, mais de dez horas de carro, para poder contar com a assistência, mesmo o ex-governador Rui Costa inaugurando a obra em 2022, há mais de um ano. Inauguração fantasiosa, mas que não é novidade neste governo que vive de propaganda”, reiterou o deputado.
Leandro de Jesus enfatizou que estará oficiando o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que medidas sobre a falta de funcionamento, bem como com a proibição do seu acesso ao estabelecimento, sejam tomadas.
Com informações da Sem Censura TV.