
Passageiro vindo da África do Sul, testa positivo para covid e Anvisa não tem confirmação se o caso se trata da nova variante Ômicoron

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou neste domingo (28/11), que identificou um caso positivo de Covid-19 em um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul, que desembarcou em Guarulhos (SP), no sábado (27/11). Segundo informações da Anvisa, não há confirmação se o caso é da nova cepa do Covid-19 o Ômicoron. O paciente, que já está em isolamento, foi vacinado contra a Covid-19.
As determinações da Anvisa exigem que o viajante apresente exame de diagnóstico molecular (RT PCR) negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). Segundo a Anvisa, o passageiro chegou ao Brasil com teste negativo e sem apresentar sintomas do Covid.
A Anvisa destacou que, desde a última sexta-feira (26/11), ao identificar o risco de transmissão da nova cepa ômicron, já vem atuando para captação de eventuais riscos de sua disseminação dentro do Brasil.
O passageiro em questão chegou ao Brasil em um voo da Ethiopian Airlines com teste negativo e assintomático. Mas após o desembarque, a Anvisa foi informada, sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.
Diante do resultado, a Anvisa notificou os Cievs (Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) nacional, estadual e municipal, à 1h07 deste domingo (28/11). A Vigilância epidemiológica de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.
Após a identificação e testagem com resultado positivo para covid-19, o passageiro foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.
O post Passageiro vindo da África do Sul, testa positivo para covid e Anvisa não tem confirmação se o caso se trata da nova variante Ômicoron apareceu primeiro em Tribuna Política.