Foto: Reprodução/redes sociais
São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) lançou uma polêmica ao defender a implementação de gestão privada nas escolas da rede pública municipal de São Paulo. Em suas palavras, a mudança visa melhorar o desempenho dos alunos e buscar uma “melhor performance dos serviços públicos”. Segundo ele, o modelo testado no Liceu Coração de Jesus já trouxe resultados acima da média em avaliações educacionais.
Prefeito cita exemplo de sucesso
“A gente não pode ficar achando que o modelo tem que perpetuar porque tem que perpetuar. A gente tem que sempre olhar qual é a melhor performance dos serviços públicos, como é que o aluno vai se desenvolver melhor”, declarou Nunes. Ele defendeu a experiência do Liceu como referência:
“A avaliação dos alunos do Liceu [na Prova SP] está melhor do que a média das demais unidades da Prefeitura de São Paulo.”
O Liceu, localizado na região central da cidade, foi transformado em escola municipal em 2022 após fechar suas portas como instituição particular. A proposta do prefeito permitiu que os padres, antigos gestores da escola, mantivessem a administração em regime de convênio — algo incomum no ensino fundamental, mas praticado em creches municipais.
Educadores criticam modelo proposto
Enquanto o prefeito exalta o exemplo, especialistas na área educacional discordam. Para Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a medida carece de embasamento pedagógico sólido.
“Não há argumentos em favor que se sustentem com boa base científica e pedagógica na área da administração educacional.”
Ela destacou que a Prova SP, usada como argumento por Nunes, mede competências em larga escala, mas não avalia a educação de maneira integral. “Educação de qualidade vai além, pressupõe formação plena, crítica e cidadã também”, afirmou.
Pellanda ainda reforçou que a solução para melhorar a educação pública passa pelo fortalecimento das condições de trabalho dos profissionais de carreira, não pela privatização. “É preciso fortalecer a formação e as condições de trabalho dos profissionais de carreira públicos.”
O futuro das escolas públicas
A proposta de Nunes abre um debate sobre os rumos da educação no Brasil, especialmente em tempos em que a gestão pública enfrenta desafios históricos para garantir qualidade e universalidade no ensino. Será que o modelo de privatização pode mesmo ser uma solução ou representa um risco à essência da escola pública?
Com informações de Metrópoles.
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